Visite o site da Câmara Municipal de Iturama

Iturama, Minas Gerais, Brazil
http://www.camaraiturama.com.br/

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Educação Cidadã é o tema do Parlamento Jovem Minas 2012

Notícia publicada no site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 30 de Novembro de 2011


Educação Cidadã é o tema do Parlamento Jovem Minas 2012

“Educação Cidadã” será o tema da próxima edição do Parlamento Jovem Minas, a ser realizada em 2012. A escolha foi aprovada nesta terça-feira (29/11/11) durante reunião de trabalho na Escola do Legislativo, com a participação de 41 representantes de 18 das 19 Câmaras Municipais que irão integrar o projeto no próximo ano. Desde segunda-feira (28), os representantes das Câmaras participam de atividades na Escola do Legislativo, visando à realização do evento. A programação termina nesta quarta (30).

Além do tema da nova edição, os participantes aprovaram o calendário das atividades comuns. A etapa estadual será realizada no final do primeiro semestre, na semana de 25 a 29 de junho. No início de fevereiro de 2012, a Escola do Legislativo irá oferecer e coordenar o curso a distância de Formação Política dos Monitores da etapa municipal, abordando conteúdos relacionados com a temática escolhida; com a formação política, como democracia, participação e organização do Estado; e com a educação legislativa, como processo legislativo e elaboração legislativa.

Entre os meses de março e maio, as Câmaras vão promover as atividades da etapa municipal, como os cursos de formação política dos estudantes do ensino médio, as oficinas de estudo e trabalho sobre a temática “Educação Cidadã” e a elaboração e votação das propostas.

Quem participa em 2012 -  As Câmaras Municipais que participarão da edição 2012 do Parlamento Jovem Minas são as de Belo Horizonte, Carandaí, Ouro Preto, Carmo do Cajuru, Nova Serrana, Capelinha, Montes Claros, Caratinga, João Monlevade, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Iturama, Juiz de Fora, Santos Dumont, Visconde do Rio Branco, Viçosa, São Pedro dos Ferros, Leopoldina e Espera Feliz.

Participantes também avaliaram a edição 2011 do evento

Além das definições aprovadas, o grupo de coordenadores das Câmaras Municipais participaram, na manhã desta terça, de uma Ciranda de Conversas para avaliar a edição do Parlamento Jovem Minas 2011. Os participantes foram divididos em seis grupos e avaliaram, conforme a dinâmica da Ciranda de Conversas, as etapas prepratória, municipal e estadual do projeto. Ao final, foi realizada uma plenária para encaminhamento de sugestões de mudança e inovações para a edição de 2012.

O curso de Capacitação dos Coordenadores do Parlamento Jovem Minas teve início na segunda-feira (28), com uma palestra da gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz de Castro, sobre “Educação Legislativa”; e exposição dos coordenadores do projeto em Juiz de Fora, sobre o planejamento e implantação da etapa municipal do projeto. À tarde, os participantes acompanharam a palestra do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Sebastião Helvécio sobre “Transparência e Controle Social”.

Nesta quarta-feira, os coordenadores municipais do Parlamento Jovem Minas 2012 acompanharam mais duas palestras de formação sobre os temas “Formação Política para Autonomia”, com a professora Maria Elizabeth Marques, doutora em Educação pela UFMG; e “Democracia, Participação e Mobilização”, com o professor Rennan Mafra, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutor em Comunicação Social pela UFMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário