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quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Propostas dos alunos das Escolas de Iturama e Alexandrita.

Após intenso trabalho realizado nas escolas de Iturama e Alexandrita, foram selecionadas as seguintes propostas:

SUBTEMA 1: O JOVEM E O PAPEL DA FAMÍLIA

1 - Constitui obrigação da família, garantir boa educação para que os filhos tenham uma base sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais.
2 - Todas as famílias devem estar cientes que seus membros estão sujeitos a esse problema. Toda família tem que participar de programas de prevenção, oferecida pelo estado. Acompanhar os filhos em ambientes que freqüentam.
3 - Exercício do verdadeiro papel da família.
4 - A família deve manter uma relação aberta com os filhos, estando sempre atentos a qualquer alteração no comportamento dos mesmos, incluindo mudança no grupo de amigos, atitudes agressivas e arredias. Deve também ser exemplo, evitando o uso de drogas tanto ilícitas como lícitas (álcool, cigarro...). Caso tenha dependentes na família, procurar tratamento logo no início. Assim o papel da família é de suma importância para a prevenção do uso das drogas, cabe a ela: Afeto, O ambiente familiar, o Diálogo, o exemplo, a liberdade, a presença e regras claras para a educação dos filhos.
5 - Aumentar o Programa saúde da família do SUS, mediante a implantação nas unidades básicas de saúde de equipes multiprofissionais que atendam exclusivamente famílias que necessitem de orientação ou tratamento relacionado ao uso de álcool ou outras drogas.
6 - Exigir do poder público e acompanhar o cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), em todas as instâncias.

SUBTEMA 2: O JOVEM E O PAPEL DA ESCOLA

1 - A escola é um lugar privilegiado para a realização de atividades preventivas, porque congrega as crianças e os jovens, é um lugar confiável, estimula o saber e o conhecimento e possibilita a construção de valores. Assim deve desenvolver projetos educativos de forma informativa e preventiva, a respeito das consequências acarretadas pelo uso das drogas, de modo que possam resistir a todas as influências do meio que os cercam. Na escola também se trabalha a autoestima do aluno e o preconceito, sérios problemas que levam o jovem adolescente procurar o mundo das drogas.
2 - Projetos de estudos sobre drogas com vídeos, palestras, teatro etc.
3 - Educação em Tempo Integral.
4 - A escola deve trabalhar o tema quatro vezes ao ano e levar o jovem a desenvolver projetos de prevenção fora dos muros da escola. Utilizar os recursos oferecidos pelo estado para divulgá-los. Oferecer cursos de prevenção para os jovens como filmes, relatos de quem vivenciou e conseguiu se livrar do vicio e desenvolver projetos de forma a orientar os pais. Oferecer esporte, lazer, leitura, teatro aos jovens, promovendo excursões, cursos de artesanatos, músicas, danças, para a ocupação dos jovens.
5 - Projetos vinculados à arte, cultura e lazer.
6 - A escola ocupa lugar fundamental na formação dos alunos, complementando a formação dada pelas famílias. A escola ajuda a formar cidadãos. Desenvolver em ação conjunta com a Secretaria do estado a modificação do currículo dos cursos de Ensino Médio, exigindo a abordagem em uma disciplina especifica de conteúdos relacionados á história socioeconômica das drogas, aos diferentes usos, à prevenção.
7 - Implementação de projetos interdisciplinares que incluam a família e atividades desenvolvidas por profissionais especializados: Educador físico, Pedagogo, Artista plástico, cênico, Assistente social e Psicólogos.

SUBTEMA 3: O JOVEM E O PAPEL DA SOCIEDADE

1 - Construção de Centros Educacionais públicos.
2 - Que as autoridades competentes cumpram as leis de combate ao tráfico de drogas, a lei nº 11.343 de agosto de 2006.
3 - Aumento da divulgação contra o uso de drogas, na mídia em vários horários nobres da TV, Internet, Jornais e Revistas, para o desenvolvimento do senso crítico a fim de diminuir o preconceito, mostrando claramente as consequências maléficas acarretadas pelo uso das mesmas, inclusive com depoimentos de usuários e ex-usuários. Proibir propagandas de bebidas alcoólicas, e implantar clínicas de reabilitação gratuita. Que o governo tenha mais fiscalização com o tráfico, principalmente nas fronteiras, propagar mais os telefones de denúncia contra o tráfico, criar mais centros de apoio para os filhos de dependentes químicos dando tratamento psiquiátrico evitando assim o envolvimento com as drogas.
4 - Promover eventos culturais, seminários com oficinas, teatros como tema prevenção as drogas. Criar centros onde possam ser internados gratuitamente à custa de impostos recolhidos dos produtos. Usar as drogarias para controlar as saídas dos tóxicos. Escolher representantes que tenham interesse no bem estar social, desvincular drogas /armas, policia / traficantes. Criar laboratórios privados e fiscalizados.
5 - Implementação de leis de incentivo à cultura e preservação da memória e patrimônio Público.
6 - Que sejam criadas clínicas de recuperação de drogados que atendam todas as classes sociais.
7 - Criação de um Disque-Denúncia exclusiva para as atividades ou indivíduos, suspeitos de tráfico de drogas. Este Disque Denuncia deve ser vinculado aos meios de comunicação e garantir absoluto sigilo das pessoas que o utilizarem. Ampliar mais policiais efetivos com salários dignos. Criação de clinicas pública para dependentes de álcool e de drogas e de unidades especializadas no tratamento, prevenção e combate a dependência química.

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